Aplicativos de medir pressão arterial, aprenda como utilizar

Hoje mais de 60% das pessoas com mais de 75 anos sofrem com a doença no Brasil e o melhor acompanhamento e controle da doença é conseguido pelo acesso à  informação. Por isso, a tecnologia dos aplicativos de medir pressão arterial promovem o autocuidado e o monitoramento da hipertensão de modo simples, dinâmico e funcional.

Pessoas que sofrem com pressão alta, precisam medir constantemente a pressão arterial. De acordo com o Ministério da Saúde, em 2022 mais de 30% da população adulta sofre com hipertensão em todo o mundo, sendo mais de 30 milhões só no Brasil.

A incidência da doença no Brasil, que aumenta de acordo com o avanço da idade, tem seu maior crescimento registrado desde 2013. Nesse sentido, a chegada de aplicativos de saúde que medem a pressão arterial está facilitando a vida de muitos pacientes.

Imagem retirada do Google

Como funcionam os aplicativos de saúde?

Os Aplicativos de medir pressão arterial são ferramentas desenvolvidas não apenas para armazenar informações sobre saúde, mas para estimular o autocuidado. Os diversos aplicativos disponíveis hoje podem variar de acordo com o foco dos seus criadores ou a demanda do usuário.

As principais vantagens trazidas pelos aplicativos de saúde hoje são:

– praticidade, uma vez que permite a consulta de médicos, o envio de exames e recebimentos de laudos, tudo de forma remota e com muito mais rapidez;

– guardar informações, o que garante um acompanhamento da sua saúde onde e quando quiser, além de estimular usuários a cuidar mais de sua saúde e bem-estar;

– linguagem simples, ao usar uma linguagem menos técnica que facilita a compreensão de dados e informações pelos pacientes. Além disso esses aplicativos são desenvolvidos com base nos conceitos de UX (Experiência do Usuário), uma tecnologia mais amigável e acessível aos usuários.

Como saber qual o melhor aplicativo de medir a pressão arterial ?

Os aplicativos que auxiliam na medição da pressão arterial usam componentes  fotoelétricos capazes de reconhecer a frequência cardíaca e determinar a pressão arterial humana de forma muito mais fácil.

Ou seja para celulares Android ou iOS, as opções de apps autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para medir a pressão arterial são muitas. Nesse sentido alguns usam conexão com relógios inteligentes, que comparam a pressão e emitem sinais de eletrocardiograma.

Contudo, apesar de bastante confiáveis, esses aplicativos não podem ser a única forma de controle da sua pressão, sobretudo para os doentes que têm uma oscilação mais frequente. Eles são ferramentas de informação que complementam o acompanhamento médico. Ou  seja, não substituem as visitas periódicas ao médico e os tão recomendados check-ups.

Vejamos agora os aplicativos mais populares para medição e controle da pressão arterial.

Pressão Arterial (Bpresso)

Nesse sentido além de medir, esse aplicativo coleta e analisa os dados de medições da sua pressão sanguínea e todas as atividades relacionadas, como frequência cardíaca, medicação, exercício e o peso.

No Pressão Arterial (Bpresso) você tem acesso a gráficos e estatísticas com os resultados do monitoramento da sua pressão arterial, lembretes para não esquecer de medir a sua pressão arterial e tomar a medicação adequada. Feito para celular Android.

Pressão Arterial – SmartBP

O aplicativo SmartBP foi feito tanto para usuários de iPhone como de Android. Este é o único aplicativo para monitoramento da pressão sanguínea que utiliza uma interface intuitiva e design user-friendly.

Com ele você pode monitorar a dinâmica de alterações da sua pressão arterial através de gráficos e estatísticas como cálculo de médias, Bem como exportação de dados via e-mail por hora e a data. Nele você pode gravar a sua sistólica e diastólica, tempo de medição, pulso, peso, pressão de pulso.

ICare Monitor De Saúde

O iCare Health Monitor está disponível para Android e iOS. Esse app usa um componente fotoelétrico para medir a frequência cardíaca, a pressão arterial, os níveis de lipídios e oxigênio no sangue e outros parâmetros físicos através de análise da onda de pulso.

Esse aplicativo inclui uma variedade de exercícios para treinamento muscular localizado, incluindo o treino cárdio, com registro  da quantidade de exercício realizado e da energia gasta.

Monitor De Pressão Sanguínea

O app Smart Pressão Arterial foi desenvolvido e fornecido por profissionais de medicina. Ele é considerado hoje uma das melhores ferramentas para monitoramento, análise e compartilhamento de dados a respeito da pressão arterial, peso e pulso do usuário.

Apresenta uma interface intuitiva e moderna para iOS e transforma o seu iPhone ou iPad em uma ferramenta de medição da pressão arterial e peso, com visualização de dados, relatórios estatísticos, exportação de informações para e-mail, lembretes e muitas outras funções.

Pulsação e Pressão Arterial

Todavia com este app você pode medir seu pulso, registrar sua pressão arterial, acrescentar notas e ainda tem um diário de medição numa interface muito prática e simples de usar. Este é considerado um dos melhores aplicativos para usuários iOS.