6 melhores aplicativos gratuitos para medir a glicose no sangue

Hoje em dia é possível encontrar uma enorme variedade de aplicativos para celular que medem os níveis de glicose no sangue. Eles são uma verdadeira mão na roda para quem tem problemas com altas taxas de açúcar e diabetes e precisa monitorá-las.


Essas ferramentas foram desenvolvidas para facilitar o dia a dia dessas pessoas, dando-lhes a opção de medir sua glicose em casa. Assim é possível realizar um acompanhamento com o próprio celular de forma simples e prática, além de reduzir o tempo e dinheiro gastos em consultas médicas frequentes.


Neste artigo, vamos falar sobre os 5 melhores aplicativos desenvolvidos e disponíveis gratuitamente para medir e monitorar os níveis de glicose no sangue. Fique conosco até o final.

Vejamos agora a lista dos melhores aplicativos de celular disponíveis hoje para a medicação do açúcar no sangue. Vamos saber agora como cada um deles pode ajudar os pacientes de glicose elevada.
App medir glicose ( imagem retirada do Google )

Por que esses aplicativos funcionam?

Esses aplicativos por si só não fazem a medição exata dos níveis de glicose no sangue, mas quando trabalham junto com aparelhos desenvolvidos para essa finalidade, funcionam. Ou seja, o ideal é usá-los juntamente a um glicosímetro, um aparelho que qualquer pessoa comum pode adquirir.

Inclusive, para quem tem o aparelho, é de fato mais prático fazer a medição pelo aplicativo para celulares.
Essa praticidade dá àqueles que precisam monitorar seu açúcar regularmente muito mais comodidade.

Isso porque eles não precisam ficar retornando ao médico ou atendimento clínico constantemente e ficar recebendo picadas pelo corpo para estar atento aos seus níveis de açúcar. Agora é só usar o sensor do aplicativo para fazer as medições.

Os 6 melhores aplicativos gratuitos para medir glicose

Vejamos agora a lista dos melhores aplicativos de celular disponíveis hoje para a medicação do açúcar no sangue. Vamos saber agora como cada um deles pode ajudar os pacientes de glicose elevada.

1.Freestyle Libre

Este app foi desenvolvido pela mesma empresa que, no passado, vendia aparelhos com um sensor que era colocado no braço para medir o nível de glicose no sangue. O Freestyle Libre foi pensado para facilitar o dia a dia dos pacientes, tornando a medição da glicose mais simples e confortável.
Para usá-lo, após colocar o sensor no braço, passe o aplicativo pelo sensor para ver a indicação do nível de açúcar no seu sangue. Muito simples não?
Disponível para os dispositivos Android e IOS.

2.Controle de Glicose

O app Controle de Glicose está disponível para celulares Android e é usado juntamente com um glicosímetro. Assim, ele permite a medição do seu nível de glicose no sangue de forma segura.
Entre as principais funcionalidades estão o auxílio ao controle da glicose no sangue; programação de alarmes para lembrar de tomar sua medicação; registro de testes de laboratório e/ou exames médicos; dicas de alimentação para ajudar a controlar os níveis de glicose e disponibiliza a criação de perfil para diabético e pré-diabético.

3.Freestyle Librelink

Para usar este app, é necessário colocar um sensor no braço, e após isso aproximar o celular do sensor. Assim o aplicativo poderá verificar o nível de glicose no sangue. O Freestyle Librelink permite o armazenamento das taxas de glicemia, salvando-as no seu celular. Isso ajuda o paciente a juntar resultados de suas medições para levar ao médico nas suas consultas. Disponível para celulares Android e iOS.

4.Insulin Calculator

Com uma interface intuitiva e fácil de usar, este aplicativo é voltado para diabéticos tipo 1. Ele calcula as dosagens de insulina a partir da contagem de carboidratos, gorduras e proteínas. O Insulin Calculator auxilia o paciente no fracionamento das doses de insulina e na definição dos melhores horários para a aplicação das doses ao longo do dia. Encontra-se disponível apenas para dispositivos Android.

5.iGlicho

O iGlicho conta com uma interface muito completa no auxílio ao controle da glicose. Dono de uma enorme variedade de ações para os seus usuários, com esse aplicativo você pode registrar os dados da sua glicemia, gerar relatórios e gráficos completos e obter dados para acompanhamento médico. Disponível nas versões Android e iOS, por meio deste aplicativo é possível até mesmo conversar com o seu médico ou profissional de saúde.

6.Glic

Disponível tanto para IOS como também para Android, o app Glic é diferente dos anteriores porque não é precisamente um medidor de glicose, mas um orientador. Este aplicativo auxilia os pacientes com horários e rotinas para ajudar no controle da diabetes e não deixar que ele esqueça das tarefas que precisa realizar no dia a dia. As principais ações que você encontra no Glic são:

  • Diário de Glicemia, onde você pode inserir suas glicemias e visualizar a sua curva glicêmica;
  • Contagem de Carboidratos, que permite o cadastro do que você vai comer e o cálculo das devidas quantidades;
  • Tabela de alimentos, que seleciona alimentos sugerindo um cardápio para a sua dieta;
  • Cálculo de dose, que faz o cálculo da dose de insulina diária que você deve ingerir, a partir da sua prescrição.