Atualização do WhatsApp 2022

Em 2022, o aplicativo de comunicação instantânea mais conhecido do Brasil anunciou 4 novidades que vieram para aumentar de maneira significativa a privacidade da plataforma, uma das mais importantes atualização do WhatsApp é o ocultar “online” para ter acesso a elas, tudo o que você precisa fazer é manter seu app atualizado.

Disponível para Android e iPhones, o whatsapp é o resultado dos trabalhos de dois programadores empreendedores americanos, Brian Acton e Jan Koum. O objetivo aqui era desenvolver e experimentar alternativas às mensagens SMS.

A praticidade no seu uso e isenção de tarifas levou o whatsapp a ganhar espaço sobretudo nos países subdesenvolvidos. Neste artigo, vamos conhecer suas novas funcionalidades e como ativá-las.

(imagem retirada do Google)

A evolução do WhatsApp

Quando o sucesso do aplicativo chamou a atenção do Facebook em 2014, a empresa investiu US$ 19 bilhões para aproveitar os benefícios do aplicativo, que seguiu funcionando independente dos seus demais serviços.


O WhatsApp utiliza a tecnologia de criptografia de ponta a ponta, cuja função é dificultar ao máximo a intercepção de mensagens, de modo a proteger a privacidade das mensagens trocadas entre os usuários. Contudo, esse recurso cria atritos frequentes com as autoridades policiais por dificultarem investigações. Por conta disso, a impossibilidade de quebra de sigilo nas conversas já levou ao bloqueio do aplicativo no Brasil.


Hoje o aplicativo conta com recursos que vão além das mensagens: chamadas de voz, chamadas de vídeo, publicação dos Status na forma de posts que duram 24 horas, semelhantes aos Stories do Instagram. O WhatsApp Business foi outra inovação. Feito especialmente para empresas, esta é uma ferramenta especial para comunicação com seus clientes. Já o WhatsApp Premium é um pacote pago com benefícios adicionais para esse público.

As novidades dessa atualização do WhatsApp

Esconder que está online

Esta é uma função desejada e aguardada por muitos há bastante tempo. Agora, o recurso de esconder que está online está disponível a todos. Vejamos agora como ativar o ocultar o “online” na sua conta do WhatsApp:

  • Ao abrir o aplicativo, no menu “Configurações”, selecione a opção “Privacidade”;
  • Escolha quem pode ver o “visto por último e online” (“Todos”, “Meus contatos”, “Meus contatos, exceto…” e “Ninguém”);
  • Escolha em “quem pode ver quando estou online” a opção “Todos” ou a mesma opção escolhida no “visto por último”.

Saída discreta de grupos

Outra novidade que que já está ficando muito popular é a de permitir uma “saída silenciosa” dos grupos. Esta configuração faz com que o WhatsApp notifique apenas os administradores da conversa quando você sair de um grupo que não queira mais participar. Até agora, todos os participantes do grupo viam quando você decidia deixá-lo.


Um detalhe interessante é que, desde que você esteja com suas atualizações do aplicativo em dia, como falamos anteriormente, não é necessário ativar nada para usar este recurso. Ele já está disponível para você.

Mais tempo para deletar mensagens

O curto prazo para deletar mensagens enviadas a todos era mais uma reclamação dos usuários do WhatsApp. Quando o recurso surgiu em 2017, o tempo limite era de apenas 7 minutos. Até recentemente, chegou a uma hora e alguns minutos. A novidade em 2022 é que esse período passou a ser de 48 horas após o envio da mensagem.


Para apagar qualquer mensagem, basta segurar o dedo no conteúdo enviado para selecionar no alto da tela o ícone da lixeira. Por fim, escolha entre as opções “apagar para mim” e “apagar para todos”.

Reações com emojis

Este ano, o WhatsApp aprovou a reação com emojis. Essa funcionalidade aproxima o WhatsApp do Instagram, ao permitir que os usuários façam uso de figurinhas e quaisquer emojis para interagir em mensagens trocadas.

Ouvir áudios em outras conversas

Com esta funcionalidade, os usuários não precisarão mais esperar pelo final de um áudio para acessar outra conversa. Agora, você pode acessar outros chats enquanto escuta sua mensagem de voz, além de controlar a reprodução da mídia em uma pequena barra no topo da tela que conta com o botão de pausar som.

Bloqueio de prints sobre as mensagens de visualização única

Por fim, a última novidade é o bloqueio de captura de tela em mensagens de visualização única, incluindo fotos e vídeos. A finalidade é reforçar a proteção dos registros compartilhados pelos usuários, quando não querem deixá-los disponíveis aos seus contatos indefinidamente.


Este recurso, porém, ainda está em fase de teste. Mas de acordo com o WhatsApp, estará liberado para todos “em breve”.

As novidades não param por aí

A disponibilidade de novas ações no WhatsApp está longe de acabar em 2022. A empresa segue avaliando e aprovando o desenvolvimento de novos recursos, capazes de melhorar a experiência do usuário.


Outras atualizações previstas são a Tela de recomendação para ativação da verificação em duas etapas, Status em Áudio, Chamadas de voz com até 32 pessoas, Geração de links para chamadas de vídeo e Criação de enquetes em conversas em grupo ou individuais, recurso já oferecido no Telegram.

Vai correndo e já faz a sua atualizações do WhatsApp