10 dicas para economizar combustível

Num país onde a ter seu carro próprio está entre os top desejos das pessoas, saber como economizar combustível está entre as maiores preocupações dos motoristas. O que muitos ignoram, porém, é que as alternativas para conseguir essa redução de custo não são uma nem duas, mas várias.


A maioria das dicas que veremos a seguir podem ser adequadas facilmente ao nosso dia a dia, até se tornarem automáticas. São ações simples que produzem resultados muito bons em termos de economia. Essas medidas permitem a você usufruir do seu automóvel sem ficar a todo momento se preocupando com o custo do combustível que irá gastar.


Além disso, vamos falar sobre a melhor velocidade para economia de combustível e qual deles é o mais econômico. Então, se você quer começar a reduzir consideravelmente seus custos com combustível hoje mesmo, precisa conferir este artigo até o final.

como economizar combustível está entre as maiores preocupações dos motoristas. O que muitos ignoram, porém, é que as alternativas para conseguir essa redução de custo não são uma nem duas, mas várias.
Economia de Combustível ( imagem retirada do Google )

Vejamos a seguir as dicas que mais geram economia de combustível para o seu carro ao longo do mês e do ano!

Ar-condicionado
Uma vez que o ar condicionado também funciona através do motor, é claro que o seu uso aumenta o consumo de combustível. Por isso, esteja atento aos dias frios e os dias de calor para ligá-lo somente quando necessário.

Aquecimento do motor
Os carros atuais contam com propulsores movidos a injeção eletrônica. Com isso, não é mais necessário aquecer o motor antes de sair e você pode andar com seu carro mesmo no frio. Além de desperdiçar combustível, esquentar o motor de um carro com injeção eletrônica pode desgastar suas peças e impactar negativamente na sua vida útil.

Troca de marcha
Um erro primário cometido por muitos motoristas é não trocar as marchas na rotação correta. Esse processo deve ser feito mantendo o giro do motor compatível com a marcha escolhida.

Muito peso no carro
Muitos pensam que não, mas o carro cheio também contribui para o maior gasto de combustível. Um peso acima de 10 quilos de carga já faz com que o seu motor despenda mais força para que o veículo continue em movimento. Então procure levar no seu carro essencialmente que for precisar e evite malas quando não for viajar.

Manutenção constante
Além de aumentar o tempo de vida útil do seu motor, estar com a manutenção em dia evita que ele consuma mais combustível. Esteja atento também a necessidade de trocas de óleo, combustível ou velas.

Pressão dos pneus
Além de prejudicar o rendimento do veículo, gerando mais atrito com o asfalto, pneus em más condições ou murchos consomem mais energia. Portanto, fique atento para manter seus pneus sempre em boas condições.

Alinhamento e o balanceamento
O correto alinhamento do seu carro evita o desgaste e aumento excessivo do atrito dos pneus no solo e o balanceamento, trepidações ao rodar e queda de desempenho.

Pare de acelerar e frear bruscamente

Todos sabemos que acelerar e frear bruscamente é perigoso. Mas poucos percebem que esse hábito também consome mais combustível, na medida que desgasta o motor. Comece a trocar as marchas mais devagar e a observar se não está forçando demais o pé no acelerador.

Carro parado no farol
Outro efeito negativo de acelerar e frear bruscamente é que, à medida que cultivamos a mania de acelerar desnecessariamente, esvaziamos o tanque do carro cada vez mais rápido. Então evite fazer isso no farol e procure estar atento ao trânsito a sua volta de modo que, quando perceber que o tráfego vai parar, você possa ir desacelerando aos poucos ao invés de frear rapidamente. O carro engrenado sem acelerar permite que a injeção eletrônica envie menos combustível para o motor.

Velocidade constante
Andar e parar toda hora com seu carro é muito ruim. Como já falamos, aceleradas e freadas consomem mais combustível. Se você dirige numa capital ou grande cidade, isso pode ser mais difícil, mas mantenha a velocidade do seu carro constante o máximo que puder.

Qual a melhor velocidade para economizar combustível?

A última das nossas 10 dicas para o consumo de combustível foi quanto a constância da velocidade. Mas não são poucos os motoristas que levam a sua rotina tentando achar a velocidade que consome menos combustível. Afinal, dirigir muito rápido ou muito devagar acaba elevando esse gasto.


A verdade é que não existe uma velocidade exata para isso, mas uma dica. O controle do consumo de combustível é mais fácil quando o motorista não pisa no fundo do acelerador.

Mas de modo geral, é possível economizar quando a velocidade do veículo fica entre 40 e 70 km/h, de forma constante, desde que o motorista esteja engatando a quinta marcha ao mesmo tempo que dirige em um terreno plano.

Qual é o combustível mais econômico?

Por ter um preço menor que o da gasolina e um rendimento superior, o óleo diesel é considerado o combustível mais econômico. Contudo, fatores como modelo, marca, seguro e outros podem alterar essa vantagem. Seguro e IPVA por exemplo são mais caros para veículos a diesel, devido ao seu maior valor de mercado.