Carteira de habilitação de graça, veja quais estados oferecem?

Atualmente, estados do nordeste, centro oeste e sudeste do Brasil oferecem a 1ª habilitação 100% gratuita pelo programa CNH Social. Esta oportunidade visa ajudar milhões de brasileiros que não contam com o investimento normalmente cobrado para adquirir a tão sonhada carteira de habilitação.


Este programa tem inscrições anualmente e disponibiliza para as pessoas de baixa renda a chance de tirar a primeira carteira de habilitação sem qualquer custo. O CNH Social disponibiliza documentos nas categorias A e B.


Para participar do programa, os interessados devem atender às regras que veremos no decorrer deste artigo. Além disso, é preciso estar atento ao prazo para inscrição e número de vagas, que variam conforme o estado.

CNH Popular
Carteira nacional de habilitação ( Imagem retirada do Google)

Custos para tirar uma carteira de habilitação no Brasil

Para obter uma CNH, o interessado tem gastos com taxas para emissão do documento de habilitação, prova teórica e prova prática e exames médico e psicológico. Todas com valores tabelados pelo Detran de cada estado, variando também de acordo com a auto escola escolhida.


O custo total de todas essas etapas é inviável para muitos, o que revela o CNH Social como um programa muito importante ao cidadão que deseja ou precisa, inclusive por razões de trabalho, tirar sua primeira carteira de habilitação.


Para obter os benefícios do Programa CNH Social, os interessados passam por todo um processo que é seletivo e eliminatório, como inscrição, envio dos documentos solicitados, lista de chamada e inscrições, aulas teóricas, teste teórico, aulas práticas e teste prático.

Quem pode se inscrever no CNH Social?

Atualmente o CNH Social é um programa oferecido em 12 estados brasileiros: Distrito Federal, Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas (somente em Maceió), Pernambuco e Roraima. Só em 2022, foram disponibilizadas 5 mil vagas, sendo 1,5 para Estudante Habilitado e 3,5 mil para Cidadão Habilitado.
Para ter direito ao CNH Social , o cidadão precisa cumprir alguns requisitos obrigatórios, tais como:

  • Ser maior de 18 anos;
  • Possuir renda familiar de até 2 salários mínimos.
  • Estar desempregado há mais de um ano.
  • Ser beneficiário de algum programa social.
  • Pessoas com necessidades especiais.
  • Ser estudante de rede pública;
  • Todos, independente da condição, devem estar inscritos no CadÚnico.

As regras para adesão ao Benefício podem variar entre as unidades federativas, contanto que os critérios acima sejam sempre observados. Informações mais detalhadas podem ser obtidas no site do Detran do seu estado.

Como se inscrever no CNH Social?

Antes de proceder a inscrição, é necessário ter em mãos os documentos solicitados, que são RG; CPF; Carteira de Trabalho; Comprovante de renda dos últimos 12 meses; Histórico Escolar (para estudantes); Comprovante de Residência; Comprovante de vacinação contra Covid 19.
Aqueles que não possuem RG podem utilizar a Certidão de Nascimento.

A inscrição na CNH Social 2022 pode ser feita por dois caminhos.
No Site oficial do Detran de cada estado:

  • Acesse o site do Detran do seu estado;
  • Selecione a opção “Inscrição CNH Social”;
  • Preencha o formulário com os dados solicitados
  • Responda o questionário socioeconômico requerido;
  • Clique em “Enviar” para finalizar e aguarde o resultado da análise do Departamento Estadual de Trânsito, de acordo com o calendário informativo.

No site do SEST/SENAT:

  • Acesse o site SEST/SENAT;
  • Selecione a opção “Cursos” e depois “CNH Social e Motorista Profissional”;
  • Confira as informações;
  • Selecione a opção referente a inscrição;
  • Preencha o formulário solicitado;
  • Clique em “Enviar” para finalizar e aguarde o resultado da análise, de acordo com o calendário informativo.

As inscrições para o CNH Social são realizadas apenas uma vez por ano, em períodos que variam de estado para estado. Uma vez selecionados os participantes, de acordo com o limite de vagas para cada Estado, o Detran fará a divulgação da lista de beneficiários que poderão participar do programa.

Os selecionados poderão economizar então, até R$ 4 mil, o investimento médio para obter uma Carteira de Habilitação no Brasil hoje. Além de ter agora uma habilitação para dirigir seu carro e ter muito mais liberdade de ir e vir, ter uma CNH abre muito mais portas no mercado de trabalho.