ETEC 2023, o que é? como se inscrever?

O Escola Técnica Estadual, ETEC é um programa desenvolvido no estado de São Paulo que visa formar profissionais em atividades de caráter operacional, que podem desempenhar no setor público ou privado. Aqui a prioridade está no desempenho de tarefas simples, enquanto inovação e criatividade ficam em segundo plano.

O ensino técnico é característico por preparar o cidadão para profissões de menor complexidade, e que muitas vezes, apresentam maior demanda no mercado. Acessível aos estudantes que concluíram ou estão em fase de conclusão do ensino médio, a ETEC pode facilitar a vida de muitos jovens que buscam o primeiro emprego e melhores condições financeiras.

Para ficar por dentro de tudo o que você precisa saber sobre esse programa, convido você a ficar conosco até o final deste artigo. Após isso, será possível avaliar se aderir ao ETEC é uma boa estratégia para a sua carreira.

ETEC é a mais nova categoria de formação técnica no Brasil. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino técnico juntamente ao Ensino Médio
ETEC 2023 (imagem retirada do Google)

Como funciona o ETEC?

Também chamado de Ensino Técnico Integrado ao Ensino Médio, o ETEC é a mais nova categoria de formação técnica no Brasil. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino técnico juntamente ao Ensino Médio.


Com isso, o aluno conclui o ensino recebendo 2 certificados, o diploma de técnico, que o habilita ao exercício de uma atividade profissional e o diploma de nível médio, que permite o ingresso nos estudos de nível superior.


Ao longo do curso o aluno aprende as matérias de nível médio e as habilidades específicas do curso técnico escolhido, simultaneamente, de modo a cumprir as mesmas diretrizes curriculares de quem faz os cursos separadamente. Em face disso, normalmente os alunos têm aulas em 2 turnos, como manhã e tarde, ou à tarde e noite.

É fácil passar no ETEC? Qual o curso menos concorrido?

A prova da ETEC dispõe de 50 questões de múltipla escolha com cinco opções de resposta cada. O candidato tem um prazo total de 4 horas para concluí-la.


À medida que o ETEC ganha maior popularidade, ao mesmo tempo que a demanda por cursos técnicos profissionalizantes aumenta continua crescendo, as vagas para o ETEC tornam-se mais concorridas.


As disciplinas e assuntos cobrados na prova são disponibilizadas no edital da prova, de modo que é importante estudar e revisar todos os conteúdos até a sua data. Além disso, é importante estar atento ao calendário oficial ETEC 2023, que divulga todas as datas importantes inerentes ao processo seletivo e possíveis atualizações.

Quantos pontos preciso para passar no ETEC 2023?

As notas de corte do ETEC variam de acordo com o curso desejado. Veja a seguir as notas de corte dos cursos mais concorridos na última seleção, de 2022.

  • Edificações: 39,00;
  • Química integrado ao Ensino Médio: 38,00;
  • Mecatrônica: 38,00;
  • Administração integrado ao Ensino Médio: 36,00;
  • Eletrônica: 33,00;
  • Nutrição e Dietética integrado ao Ensino Médio: 32,77.

Qual a idade mínima para entrar no ETEC 2023?

De modo geral, não existe uma idade determinada para entrar na ETEC. Algumas modalidades, porém, exigem certo nível de escolaridade. Os cursos disponibilizados pela ETC são organizados em 4 modalidades.

  • Ensino Médio, que pode ser feito junto com um curso técnico ou focado uma dada área de estudos;
  • EJA, Educação de Jovens e Adultos;
  • Cursos Técnicos Modulares;
  • Cursos de especialização técnica.

Apesar de não haver uma idade mínima, a maioria dos alunos costuma entrar na ETEC com 13 a 15 anos, que é a faixa etária da maioria dos jovens quando estão concluindo o ensino fundamental. Algumas ETECS do estado de São Paulo exigem a conclusão do 9º ano (ou 8ª série) do Ensino Fundamental, normalmente no ano anterior à prova.

Para quem já cursou o 1º ano do ensino médio em outra escola e quer ingressar na ETEC no segundo ano, existem as vagas remanescentes do Ensino Médio. A idade máxima para aderir às vagas remanescentes é 18 anos.

Tenho mais de 18 anos e não concluí o ensino médio posso fazer o ETEC?

Quem tem mais de 18 anos e não fez Ensino Médio pode fazer a EJA – Educação de Jovens e Adultos, que além de ter horários mais flexíveis e levar menos tempo para a conclusão, pode ser cursada online, unindo Ensino Médio e formação técnica. Para entrar no EJA, é preciso ter mais de 18 anos e Ensino Fundamental concluído, na forma tradicional, supletivo, ENCCEJA ou outra modalidade reconhecida.


Para os cursos técnicos modulares é exigida apenas a conclusão do primeiro ano do médio, e estar cursando o 2º ano ou o 3º ano, ou Ensino Médio concluído. Alguns cursos contam com uma idade mínima, como o de Enfermagem. Já os cursos de Restaurante e Bar, Cozinha, Cuidados com Idosos, entre outros, requerem a idade mínima de 17 anos.


O curso de especialização técnica só pode ser feito por quem tem Ensino Médio concluído e formação técnica na área correlacionada. Os alunos que querem entrar na especialização técnica a partir do segundo módulo do curso técnico, tem a opção de vagas remanescentes, além do Ensino Médio completo.

One thought on “ETEC 2023, o que é? como se inscrever?

Fechado para comentários.