ProUni 2023 primeiro semestre

O Programa Universidade para Todos – ProUni está hoje entre os mais procurados pelos estudantes que desejam ingressar no Ensino Superior. Através dele é possível ingressar numa Universidade Privada com uma bolsa de estudos que pode ser integral ou parcial.


Para se inscrever no programa, e concorrer às vagas do ProUni, o candidato precisa utilizar a nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O Ministério da Educação – MEC realiza duas seleções ano, uma para cada semestre.


Em 2023, o ProUni prevê a disponibilização de 162 mil bolsas de estudo somente no primeiro semestre, e 134 mil no segundo. Os critérios de seleção usados serão os mesmos nas duas seleções. As regras para participar do programa estão relacionadas a renda mensal dos candidatos, informada no formulário socioeconômico.

ProUni 2023 primeiro semestre (imagem retirada do Google)

Quem pode fazer o ProUni 2023?

Hoje no Brasil, tanto estudantes que acabaram de sair do ensino médio como aqueles que já tiraram o segundo grau há algum tempo veem no ProUni a oportunidade de entrar na vida acadêmica.


Diferentemente do que ocorre com o SISU, que exige, basicamente, a participação do candidato na edição do ano anterior do ENEM, o ProUni 2023 traz regras que visam beneficiar aqueles que realmente dispõem de poucas condições para ingressar no Ensino Superior.


Para se inscrever no programa, é necessário atender aos seguintes requisitos:

  • para bolsa integral, possuir renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa;
  • para bolsa parcial (50% da mensalidade do curso) ter renda familiar bruta mensal de até 3 salários mínimos por pessoa;
  • participação na edição de 2022 do ENEM;
  • mínimo de 450 pontos obtidos na edição de 2022 do ENEM;
  • realização do ensino médio completo na rede pública de ensino ou na rede privada como bolsista integral da referida escola;
  • ser professor ativo da rede pública de ensino, quando da sua solicitação estar relacionada a outros cursos de licenciatura. Aqui, a comprovação de renda não é exigida;
  • pessoa com deficiência.

Calendário do ProUni 2023

De acordo com o calendário disponibilizado pelo Ministério da Educação – MEC anualmente, o processo seletivo para o ProUni tem início apenas após a divulgação da nota do ENEM realizado no último ano.


Até o momento, o MEC ainda não disponibilizou o calendário oficial para o ProUni em 2023. Porém, de acordo com a tendência dos anos anteriores, o período que começa com as inscrições e termina com a divulgação dos resultados ocorre entre janeiro e fevereiro, para o primeiro semestre.

Já no segundo semestre, esse período normalmente abrange os meses de julho e agosto.

Como fazer sua inscrição no ProUni 2023?

Dentro do prazo a ser informado no calendário 2023 pelo MEC, as inscrições para o ProUni 2023 poderão ser feitas na página https://acessounico.mec.gov.br/ de acordo com os seguintes passos:

  1. acesse o site do ProUni e clique em “Fazer inscrição”;
  2. crie um login;
  3. responda ao questionário socioeconômico;
  4. preenchimento dos dados pessoais solicitados;
  5. escolha de até duas opções de cursos, instituições e turno – a prioridade na seleção será dada para a primeira opção;
  6. revise os dados informados e clique em “enviar” para finalizar a sua inscrição.

Notas de corte e cursos mais concorridos no ProUni 2023

Após a finalização do prazo de inscrição, o sistema do ProUni dará início ao processo de seleção, que tomará como base as notas do ENEM 2022.

O programa estabelece uma nota mínima de corte para cada curso de acordo com a universidade e o turno de estudo escolhido pelo candidato.


Quanto mais concorrido é o curso, mais a sua nota de corte pode subir, o que torna as vagas mais concorridas. O curso de medicina, por exemplo, conta com uma nota de corte alta, e poucas vagas.


Veja a seguir as notas de corte dos 10 cursos mais disputados no ProUni em 2022.


Medicina: entre 710 e 815 pontos
Engenharia Elétrica: entre 625 e 760 pontos
Medicina Veterinária: entre 600 e 750 pontos
Ciências Econômicas: entre 680 e 730 pontos
Ciências Biológicas: entre 625 e 730 pontos
Biomedicina: entre 640 e 715 pontos
Direito: entre 660 e 703 pontos
Arquitetura e Urbanismo: entre 610 e 730 pontos
Administração: entre 610 e 680 pontos
Radiologia: média de 655 pontos

One thought on “ProUni 2023 primeiro semestre

Fechado para comentários.